fbpx

ENEM: 03 dicas para não passar de 3 minutos por questão!

No primeiro dia da prova do Enem o estudante tem 4h30min para responder as 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No segundo são mais 90 questões de Linguagens e de Matemática, mas o tempo aumenta para 5h30min por causa da redação. Somando tudo e eliminando essa hora extra, a conta fecha em nove horas e 180 perguntas – ou seja, três minutos para cada uma delas. 

Se você é uma dessas pessoas que precisa ler várias vezes cada enunciado antes de responder às questões, não se desespere: existem alguns macetes para agilizar a prova sem correr o risco de deixar dados importantes pra trás. 
 

  • Priorize aquilo que você sabe: As questões do Enem têm pesos diferentes, mas isso não quer dizer que as mais difíceis rendam mais pontos. Pelo contrário – a nota do candidato é calculada pelo "caminho" que ele faz durante a prova. Neste caso, errar uma questão muito fácil pode ser mais prejudicial do que errar aquelas que ninguém sabe responder. A dica dos professores é fazer toda a prova priorizando aquilo que está bem claro para você, sem esquentar a cabeça com o que o deixa inseguro, para depois voltar e se preocupar com as questões mais cabeludas. 
  • Leia a pergunta antes do enunciado: O Enem tem como uma das principais características os enunciados compridos, inclusive com muita análise de imagens e fotos. Como cada texto costuma servir para duas ou três questões no máximo, o aluno é obrigado a fazer leituras cansativas. A maneira de driblar pelo menos uma parte desse trabalhão é descobrir o que está sendo perguntado antes de ler o enunciado, evitando assim ter que reler os textos caçando a resposta. Às vezes, a chave para a pergunta está numa única palavra escondida no texto ou na última linha de um enunciado enorme. 
  • Não deixe o cartão de respostas para o fim: Não há nada mais frustrante para o candidato do que fazer a prova inteira com segurança e, no fim, errar no preenchimento do cartão de respostas. Existem algumas formas de escapar da armadilha sem perder muito tempo, como ir preenchendo a folha a lápis ao longo da prova e depois só dar uma conferida na hora de passar tudo à caneta. Outra saída é marcar com bastante destaque, com uma flecha ou um "recadinho", aquelas perguntas que você vai precisar chutar mais tarde – tudo para garantir que não vai ficar nada em branco. O importante é não deixar tudo para completar no fim, quando o prazo está se esgotando.

Fonte: https://ow.ly/q4FUo

plugins premium WordPress