fbpx

#DiaDaPizza: curiosidades sobre uma das comidas mais adoradas do mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

No dia 10 de maio é comemorado o dia da pizza, que é celebrado na Itália desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram a receita pela primeira vez. Já está com a boca cheia de água, mas cheio(a) de curiosidades sobre essa iguaria tão adorada ao redor do mundo? Então se liga nas curiosidades mais interessantes sobre a pizza!

– As pizzas de antigamente eram quadradas e comidas como um sanduíche. Os primeiros a acrescentarem molho de tomate e orégano à massa foram os napolitanos (moradores da cidade de Nápoles, Itália).

– Foi em Nápoles que nasceu a primeira pizza redonda de que se tem notícias. O inventor foi o pizzaiolo Rafaelle Sposito, que usou as cores da bandeira italiana – o branco do queijo, o verde do manjericão e o vermelho do tomate – e lhe deu o nome de Margherita em homenagem à rainha de mesmo nome.

– Ao contrário do que muita gente pensa, a pizza não foi inventada na Itália. Alguns estudiosos acreditam que foram os egípcios, há mais de 5 mil anos, os primeiros a fazer massa com farinha e água.

– A pizza margherita foi criada por Rafaelle Esposito na taverna mais antiga de Nápoles, no século XIX, para bajular a rainha Margherita, esposa de Umberto I. O pizzaiolo enfeitou a redonda com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde).

– A maior rede de pizzarias do mundo é a norte-americana Pizza Hut. Ela está presente em quase 100 países e possui 12 000 filiais. Só no Brasil são (por enquanto) 70 pizzarias.

– A pizza mais cara do mundo é a Bellissima Luxury Pizza, do restaurante Nino’s, em Nova York. Ela é coberta com lagosta fresca, caviar, wasabi e creme fresco. Preço: 1.000 dólares, um valor difícil de engolir.

– A cidade que mais consome pizza no mundo é Nova York, nos Estados Unidos, seguida da nossa conhecida São Paulo. 

– O recorde mundial de comer pizza é do romeno Cristian Dumitru. Durante uma semana, ele comeu o seu próprio peso em pizzas: 90,7 kg.

 – A maior pizza do mundo, com 37,4 metros de diâmetro, foi preparada em 1990 pelo supermercado Norwood Pick’n’pay Hypermarket, em Johannesburg, África do Sul. Foram utilizados 500 quilos de farinha, 800 quilos de queijo e 900 quilos de molho de tomate.

– De acordo com o livro 'O Guia dos Curiosos', a famosa expressão "acabar em pizza", usada quando alguém quer dizer que algo não vai dar em nada, surgiu na década de 50, no clube de futebol Palmeiras. Após grande discussão durante uma reunião, os diretores decidiram deixar a confusão de lado e foram juntos a uma pizzaria.
 
– Você acha o Pac-Man igualzinho a uma pizza, só que com uma fatia a menos? Foi exatamente essa a inspiração do designer japonês Toru Iwatani, em 1980.
Que tal agora se deliciar com a sua pizza favorita? YUMMY!

Fonte: Redação com informações do Di Andrea