fbpx

Como estimular uma criança a desenhar?

Se expressar é tão bom! Ainda mais sendo criança, basta deixar uma caixa de lápis de cor ou quem sabe uma canetinha, acompanhados de uma folha de papel branquinha que a mágica acontece! Até mesmo as mais tímidas e reservadas crianças se soltam quando o assunto é colocar a imaginação no papel.

Elas trazem para o papel diversas imagens que estão presentes em seu subconsciente, além de todos os sentimentos, pensamentos e desejos, ou seja, desenhar é a arte de comunicar tudo aquilo que não é dito por palavras.

Não é preciso um esforço absurdo para fazer com que o artista adormecido dentro da criança acorde, mas os adultos podem dar um empurrãozinho. Sendo assim, preparamos algumas dicas para você usar e seu filho desenhar mais! Olha só!

Valorizar todos os desenhos:

Um simples rabisco pode revelar muito sobre a criança. Ainda sim é uma diversão para eles, seja uma obra de arte ou um desenho simples, a arte não deixa de ser importante.

Encontrando o ambiente certo:

Vale a pena procurar por um espaço que seja atraente e confortável para a criança. Mas, lembre-se de ficar atento ao material em que o rabisco está sendo efetuado, por exemplo, no caso de crianças de até 2 anos, qualquer superfície lisa e sem limites são atraentes. Apesar da imaginação e diversão não necessitarem de fatores externos, quanto mais estimulante for o local em que ela estiver, maiores as oportunidades de aprendizagem e exploração.

Fuja das cópias:

Evite tentar mostrar imagens e sugerir temas para a criança. Isso pode afastar a espontaneidade, além de impedir que a criança revele seu senso crítico, dessa maneira sempre incentive a autonomia.

Ofereça materiais:

Seguindo a lógica do ambiente, o mesmo vale para os materiais de desenho. Ofereça caneta, marcadores artísticos, canetas brush pen, lápis de cor e muitos outros.

Não se esqueça dos papéis e do incentivo! Quanto mais recursos disponíveis, maior é a vontade de usar e colocar a imaginação para trabalhar.

Não descarte os livros com desenhos prontos:

Esses tipos de livros são ótimos para trabalhar a coordenação, respeito dos limites e o manuseio correto do lápis ou giz de cera, por exemplo.

Estimular o desenho na criança ajuda a desenvolver pontos importantes, como a percepção, emoção e inteligência. Além de adquirir mais meios para se expressar e adquirir prática e experiência. Diversas crianças possuem um amplo potencial criativo, basta apenas oferecer oportunidade para que coloquem tudo isso em prática.

Vale a pena separar um espaço para pendurar os desenhos, até mesmo brincadeiras podem ser feitas dentro deste ambiente!

Na Loja Online da Cadersil, você encontra diversos materiais que vão ajudar seu filho a soltar a imaginação! Tem caderno de desenho, caderno colado de pintura e muuuito mais!

plugins premium WordPress