Estudantes brasileiros apresentam resultado de experimento espacial com a Nasa, nos EUA

Para tudo e confere esta notícia mega inspiradora! Pela primeira vez, uma pesquisa conduzida por estudantes brasileiros foi enviada à Estação Espacial Internacional (ISS). Nesta segunda-feira, 1º de julho, os resultados foram apresentados ao público, em um evento realizado no Museu Aeroespacial do Smithsonian, também conhecido como Udvar-Hazy Center, localizado em Chantilly, no estado da Virginia, nos arredores de Washington.

O experimento, chamado de Cimento Espacial, foi realizado por adolescentes paulistas e teve como objetivo descobrir como o cimento reagiria no espaço e qual seria o efeito da radiação no material em um ambiente de microgravidade. Os autores do estudo são alunos do 9º ano do Colégio Dante Aligheri, em São Paulo: Laura D’Amaro, Otto Gerbakka, Guilherme Funck e Sofia Avila. O outro jovem cientista é Natan Cardoso, da primeira série do ensino fundamental da escola Anglo Morumbi.

Os jovens descobriram que o processo de cristalização era maior na Terra do que no espaço e não há consenso na comunidade científica sobre as consequências disso. Os efeitos da radiação ainda estão sendo analisados. “Ficamos bem animados porque foi um resultado importante. É algo inédito que conseguimos fazer”, diz Laura. A experiência fez com que o interesse da jovem pela ciência aumentasse. “Quero muito continuar a trabalhar com espaço e continuar com esse tipo de pesquisa”, disse.

Gente, temos muito que nos orgulhar desses meninos que se dedicaram tanto à ciência! Sucesso aos envolvidos.

 

*Com informações de G1 / Foto: Ligia Hougland/RFI

Compartilhe!