A importância de escrever à mão

Escrever é muito importante para os estudos, sabia?! Ajuda na memorização, raciocínio, reflexão, criatividade, contribui para a ortografia – já que é mais fácil cometer erros e, com eles, aprender e melhorar -, organiza as ideias para transmiti-las com mais clareza, o que é essencial na escola, na faculdade, no trabalho e na vida pessoal.

Além de todos esses benefícios, escrever estimula a capacidade cognitiva do cérebro. Sabe como? Quando escrevemos, obrigamos o nosso cérebro a reduzir a velocidade de suas funções, de modo que a mão possa escrever, fisicamente, o conceito em um papel. O cérebro ativa as funções relacionadas com a revisão e reorganização dos pensamentos. Isso é demais!

Sabe aqueles momentos de emoção intensa, em que tudo que você precisa é extravasar, de alguma maneira?! Nesses momentos, escrever pode ser uma ótima opção para te deixar mais sereno, pois a escrita à mão também pode nos ajudar a administrar a raiva, a tristeza, e as chateações.

De acordo com matéria publicada no jornal O Estadão, uma pesquisa realizada pela Universidade de Stavanger, na Noruega, analisou a reação do cérebro quando as pessoas escrevem utilizando o teclado com as duas mãos e quando se usa apenas uma mão sobre o papel. Foi avaliado o que pode ser perdido quando se troca um livro por uma tela e uma caneta por um teclado.

A pesquisa constatou que, ao escrever à mão, são ativados três processos cerebrais simultaneamente: a área visual, a habilidade motora e a capacidade cognitiva, já que lembrar da forma de cada letra requer um tipo diferente de resposta do cérebro.

Depois de saber tantos benefícios de escrever à mão, você ainda vai deixar seus rabiscos de lado um só dia? ^^

Compartilhe!