fbpx

Provas do Enem passarão a ser 100% digital, diz Inep

Já se imaginou fazendo provas de vestibular pelo computador? Essa ideia ousada foi divulgada nesta quarta-feira (3), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O novo presidente do Inep, Alexandre Lopes, explicou que vai deixar de aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em papel a partir de 2026. A transição do papel para o computador vai começar a partir de 2020 com um projeto-piloto para 50 mil candidatos de 15 capitais.

Redação também será digital

De acordo com o Alexandre Lopes, já na edição de 2020, o Enem terá três aplicações, ao contrário das duas que ocorrem todo ano – uma regular e uma reaplicação para candidatos de locais de provas que enfrentaram problemas logísticos, na mesma data do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).

“Em 2021 [o Enem digital] continua sendo opcional, com duas provas digitais, além da aplicação regular. De 2022 a 2025 a gente vai aumentando a quantidade de provas ao longo do ano, atingindo quatro provas por ano”, disse Lopes sobre o escalonamento do Enem digital no período de transição.

As datas do Enem 2020 foram anunciadas

Na entrevista coletiva, o presidente do Inep também já anunciou que o Enem digital em formato piloto do próximo ano acontecerá nos dias 11 e 18 de outubro. Já o Enem regular acontecerá em 1º e 8 de novembro. A reaplicação para os dois modelos acontecerá em dezembro.

Já estão ansiosos?

 

*Com informações de G1.com / Foto: Maria Ferreira/G1

plugins premium WordPress