Oito dicas para incentivar o hábito da leitura!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Muitas pessoas desejam criar o hábito da leitura diária, mas, por uma série de fatores, não conseguem colocar isso em prática. Mas mudar isso é super fácil e dá para começar hoje mesmo! Confira algumas dicas para isso! 😉

Prática de leitura: ao iniciar o hábito de leitura, é importante que você comece com livros pequenos e mais simples. Com o passar do tempo, escolha outros com mais páginas e até mesmo com temas mais complexos. Você deve inserir sua leitura em sua rotina diária. Priorize-as, não espere ter um tempo livre para ler, pois você pode acabar destinando esse tempo a outras atividades. Aproveite os intervalos do seu dia, como a hora do almoço ou o trânsito para adiantá-las.

Diversidades: busque leituras de conteúdos novos, escritores diferentes e amplie seu horizonte. Não fique focado apenas em um determinado assunto. Quanto mais conteúdo você souber, mais fácil fica sua próxima leitura.

Anotações: ao ler, grife partes interessantes, faça anotações, anote dúvidas que o escritor possa responder ao longo do texto. Não seja um leitor monótono, crie ideias para aprimorar sua leitura.

Ânimo: se você estiver desmotivado, leia sobre assuntos que admira, gosta, mas já tenha em mente a sua próxima obra. Estabeleça metas!

Tempo: tenha seu ritmo pessoal, não precisa correr nas suas leituras, tenha seu próprio tempo, melhorando gradativamente seu prazo. Mas cuidado para não ler devagar demais e ficar desmotivado.

Pesquise: quando escolher algum livro de tema desconhecido, dê uma pesquisada antes sobre o conteúdo para ter uma base melhor no momento da leitura. Assim você evitará frustações e aproveitará melhor o que o autor tem a transmitir.

Vocabulário: tenha sempre um dicionário ao seu lado, mesmo que você entenda muito da língua portuguesa, o dicionário o ajudará a aprimorar seu vocabulário, ter maior compreensão exata das palavras e simplificará frases complexas.

Não use os lábios: algumas pessoas costumam ler em voz alta ou movimentar os lábios enquanto leem. A leitura é uma atividade particular dos olhos e do cérebro, por isso, só faça quando uma frase estiver realmente difícil de entender ou você não souber pronunciar determinada palavra. Ler em voz alta ou movimentando os lábios aumenta, significativamente, o tempo de leitura e faz com que ela seja mais cansativa.

*Informações do Terra Educação