Você sabe fazer um resumo eficiente? Nós vamos te ensinar! O resumo é uma ferramenta muito dinâmica na vida de um estudante. Pode ser utilizado para qualquer matéria e possui inúmeras formas de ser feito. Para que sejam eficientes e úteis, você precisa conferir o passo a passo que preparamos sobre como fazer resumo, seja para estudar matérias ou para obras literárias!
Vamos conferir?
- Tenha em mente seu objetivo
Estou fazendo o resumo para estudar uma matéria antes da prova? Eu consigo fazer esse resumo de forma a fixar um conteúdo que acabei de aprender? Eu estou fazendo um resumo de uma obra literária para entregar a professora?
Essas perguntas são importantes, pois nortearão a quantidade de informações que você usará, a linguagem a ser utilizada e os caminhos que você traçará para atingir o objetivo final.
- Faça uma leitura atenta e calma do texto original
Para resumir algo, é necessário já saber como é o conteúdo extenso e depois prosseguir. Passar os olhos em um texto e querer resumi-lo é muito arriscado, primeiro porque você não sabe tudo o que há nele e quais são as coisas importantes, segundo porque não dominou o assunto e o resumo poderá gerar dúvidas.
- Marque as palavras-chave
Depois que você ler o texto e entender o que ele traz de importante, marque as ideias principais de cada parágrafo, da mesma forma, proceda com as palavras-chave do texto, que devem fazer parte do seu resumo.
- Pergunte a si mesmo
“O que”, “Como”, “Quando”, “Onde” e “Quem” são perguntas que você deve anotar numa folha à parte sobre o assunto em questão. Elas irão direcionar o andamento do seu texto e a seleção de informações úteis.
- Escreva
Depois de ter tudo claramente esquematizado e resumido, escreva. Crie um planejamento de introdução, desenvolvimento e conclusão. Organize as ideias cronologicamente e faça observações com as associações.
- Coesão e coerência
O resumo não é um emaranhado de frases soltas, ele precisa fazer sentido, precisa ter um encadeamento de raciocínio, por isso a esquematização anterior e compreensão total do tema é importante.
- Entre em detalhes apenas se for necessário
Ainda que o resumo seja tipicamente curto, não deixe de lado os detalhes quando forem necessários. Se é preciso ter um conhecimento anterior para entender, explique. Pontue essa dependência ou cite o que é necessário ter como base, mesmo que fique apenas como um lembrete.
- Faça uma revisão final
Depois de produzido, é muito importante fazer uma leitura final do resumo e identificar se as palavras e ideias destacadas no planejamento estão contidas. Leia o texto em voz alta ou para um amigo, se tudo for compreendido, está pronto e bem feito!
- Não esqueça de citar a fonte
No caso de resumos de obras literárias, é muito imponte indicarmos de onde surgiram os dados: autor, obra, páginas, capítulos, editora, ano de publicação, etc. Isso serve para validar o seu conteúdo na hora que o professor corrigir, também, caso queira consultar para verificar e comprovar que você fez certo.
Fonte: Beduka