fbpx

07 dicas para exercitar sua memória! :D

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Nossa memória tem parte fundamental no sucesso dos nossos estudos. Se a sua anda falhando um pouco, que tal dar uma exercitada nela? Confira nossas 07 dicas para turbinar a melhor amiga dos seus estudos e arrasar nas provas, testes, atividades e trabalhos! 😀

  1. Saia do automático: O cérebro gosta de novidades! "Tente mudar o caminho, tomar banho de olhos fechados ou comer com os talheres em mãos trocadas", ensina Antônio Carlos Perpétuo, presidente fundador do Supera, rede de academias de ginástica cerebral.
  2. Pratique exercícios: Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que a atividade física diminui a viscosidade do sangue, o que contribui para aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, melhorando a capacidade de aprendizado e a memória.
  3. Durma bem: Durante o sono, ocorre uma restauração do sistema nervoso central, que é quando os neurônios conseguem passar adequadamente informações entre eles. Descanse pelo menos oito horas.
  4. Evite o estresse: Muitos dos lapsos de memória que temos ? esses esquecimentos bobos, como "o que é que eu ia fazer mesmo?" – estão diretamente relacionados ao estresse e ao cansaço. A dica aqui é relaxar e tentar levar uma vida mais tranquila.
  5. Mantenha o foco: Entre os jovens, o principal motivo das falhas de memória é a falta de atenção. Com essa mania de fazer tudo ao mesmo tempo, acabamos não nos concentrando e daí surgem os esquecimentos como "será que eu fechei a porta?". A dica é prestar atenção ao que está fazendo!
  6. Jogue, leia, faça palavras cruzadas…: "Atividades intelectuais diversificadas ajudam a memória a estabelecer estratégias mais eficientes de armazenamento e busca", diz Paulo Bertolucci, neurologista da Escola Paulista de Medicina da Unifesp.
  7. Coma bem: É importante uma dieta bem balanceada, que forneça os nutrientes nas quantidades adequadas e ajude o cérebro a funcionar melhor. Veja alguns alimentos que prometem turbinar a memória no quadro ao lado.

Ginástica cerebral: Tente dizer a cor de cada palavra (não a que está escrita). Será que consegue? Esse exercício, conhecido como teste de Stroop, ajuda a tirar as teias de aranha do nosso cérebro.

Vamos lá exercitar as curvas do cérebro! 😀

 

Fonte: Redação, com informações de Revista Viva Mais.