fbpx

Skate, o esporte queridinho da vez! ;)

Quando a gente pergunta "qual esporte é paixão nacional no nosso país?", não existe quem pense duas vezes antes de responder "futebol!", concordam? Mas vocês sabem qual o segundo esporte mais praticado no nosso país? Tudo bem, quase ninguém sabe que o Skate (isso mesmo!) é super querido e disseminado entre os nossos jovens, apesar de não contar com grande difusão da mídia e nem com tantos incentivos quanto o futebol.

Quer começar a dar umas voltas em cima das quatro rodinhas? 

Passo 1 – Escolha a sua prancha: Há três tipos diferentes de pranchas. Cada tipo de prancha vai ter um tipo de equilíbrio diferente. 

  • Uma prancha de skateboard tem aproximadamente 60 cm de comprimento e 30 de largura. As rodas são montadas em suportes parafusados à prancha. Uma superfície áspera em cima da prancha aumenta o atrito e facilita manter-se sobre a prancha.
  • A fishboard é um tipo de skate antigo que têm 60 cm de comprimento, mas 45 de largura. Ela é incrivelmente pesada e espêssa, e as rodas são montadas muito mais perto da parte de trás. Algumas têm um freio de borracha na parte traseira, para facilitar a parada. É muito difícil e caro de se conseguir uma fishboard, e elas não são produzidas em massa.
  • Já uma longboard tem entre 100 e 180 cm de comprimento, e 30 de largura. Estas pranchas têm a superfície áspera em partes da prancha e pequenos nichos para as rodas, mais largas e espessas. Estas pranchas são divertidas, mas difíceis de controlar.

Passo 2 – Decida qual será a sua postura: Todas as formas de se andar de skate requerem que você determine como vai ficar em pé sobre sua prancha. Se seu pé esquerdo está a frente, ou se seu corpo estiver virado para a direita, você está na postura "regular". Se seu pé direito está para a frente, ou seu corpo estiver virado para a esquerda, você está na postura chamada de "goofy".

Você é destro ou canhoto? Para a maioria das pessoas, é mais fácil ficar com a mão dominante para trás e o pé opositor para a frente. A maioria das pessoas ficam viradas para a direita, uma vez que há mais destros que canhotos. O que é mais confortável? Tente ambas as posições e escolha a que for mais natural para você.

Passo 3 – Suba na prancha: Existem duas maneiras de fazer isto. Se estiver em pé da maneira correta, você vai ser capaz de se mover em uma ladeira simplesmente movendo o peso do seu pé de trás para a frente. Olhe para os parafusos que seguram as rodas na prancha. Coloque seu pé frontal nos dois parafusos debaixo do suporte frontal, com seu calcanhar e dedos para fora da borda da prancha. Coloque seu outro pé logo antes da prancha começar a se curvar, com o calcanhar mais para dentro da prancha OU coloque o pé de trás na curva da prancha, depois das rodas traseiras. Coloque o pé da frente gentilmente nos dois parafusos, como no passo anterior. Não aplique pressão ainda.

Passo 4 – Equilibre-se: Mantenha o peso nos pés. Fique ereto. Afaste as pernas. Dobre os cotovelos e mantenha os braços perpendiculares ao chão.  Abaixe o seu centro de gravidade flexionando as pernas. 

Passo 5 – Pratique a batida enquanto mantém o seu equilíbrio: Esta parte é a mais difícil, pois envolve tirar um dos pés da prancha para poder empurrá-la contra o chão. Gire o seu pé da frente em 45 graus, para que os dedos fiquem ligeiramente mais à frente que antes. Coloque o peso na frente da prancha. Retire seu outro pé da prancha e mova-o acima e à frente do primeiro pé, com os dedos para a frente. Com um movimento único, empurre contra o chão com o pé levantado, fazendo força com a parte frontal da planta do pé. Coloque o pé traseiro novamente na parte de trás da prancha e gire o pé frontal de volta ao lugar. Você pode fazer mais de uma batida por vez. 

Passo 6 – Faça as curvas desviando o seu peso: 

  • Virando à direita: para pessoas com uma postura regular, incline-se suavemente e coloque mais peso na frente dos pés. Para pessoas com a postura "goofy", coloque mais peso nos calcanhares. Nesta postura, deve ser mais difícil virar para a direita do que para a esquerda. 
  • Virando à esquerda: postura regular, mais peso nos calcanhares – ou seja, mais difícil que virar à direita. "Goofy", mais peso na frente dos pés.

Passo 7 – Prepare-se para as quedas: Apesar destes passos lhe ajudarem a manter seu equilíbrio, se não cair ao aprender os movimentos básicos, você vai cair inevitavelmente ao aprender os movimentos mais avançados. É melhor aprender como cair apropriadamente no começo do que se ferir ao cair tentando alguma manobra radical

  • Caindo para a frente: Mantenha seu corpo virado de lado. Coloque o cotovelo em frente ao rosto. Use a cotoveleira para absorver a queda. Caindo de cara: Endireite as pernas. Coloque as mãos para a frente, como se fosse fazer flexões com os braços. Vire a cabeça para trás. Dobre os cotovelos. Termine em uma postura de flexão de braço, mas deixe que os cotovelos se dobrem e absorvam o choque. 
  • Caindo de costas: Endireite as pernas. Mova os cotovelos para trás, deixando-os mais avançados que suas costas. Encoste o queixo no corpo. Deixe que as cotoveleiras absorvam o impacto. 
  • Caindo de lado: Coloque uma mão ou cotovelo na direção da queda. Use a sua palma da mão ou cotoveleira para absorver a queda e impedir que a cabeça ou o corpo recebam o impacto. Caindo para a frente em ladeiras. Endireite os pés. Dobre-se em uma posição na qual pareça que está sentando nas pernas. Derrape sobre as suas joelheiras até parar. Se precisar parar mais rápido, use as proteções de braço do mesmo modo.
  • Rolamento: Este truque é usado por profissionais e entra no lugar da queda de cabeça. Mantém seu corpo em movimento, para que não absorva o grosso do impacto. Coloque as mãos nos antebraços. Erga os braços acima da cabeça. Dobre-se, com a cabeça virada para o chão. Coloque os braços no chão. Use o momento para colocar o corpo em um rolamento. 

E para os meninos que curtem esportes radicais, nossa dica é a linha Super Rad, com capas iradas dos esportes mais radicias, incluíndo o skate!


 

Fonte: Redação, com informações de WikiHow.

plugins premium WordPress