Seu lar como ambiente educativo em tempos de quarentena

Você tem construído memórias com seus filhos, irmãos, família? Você já parou para se perguntar como eles lembrarão desse momento de pandemia no futuro? Quais as lembranças que eles levarão desse tempo de isolamento social? Este período pode trazer aprendizados e benefícios para crianças e adultos, dependendo da maneira como cada família está encarando essa convivência.

A quarentena é uma possibilidade de usar a casa como ambiente educativo, para a criação de vínculos e na construção do senso de autonomia das crianças.

Se, por um lado, a situação coloca muitas famílias diante do desemprego ou de tentativas frustradas de conciliar o home office com a rotina das crianças fora da escola, também oferece uma chance de enxergar a casa enquanto um espaço educativo e de afeto

Temos uma grande oportunidade de rever as relações familiares, ressignificar nosso papel na educação dos filhos e oferecer experiências fora do contexto pedagógico escolar.

o aprimoramento da linguagem, da gramática ou do raciocínio matemático, por exemplo, pode estar presente em momentos sem grandes elaborações, como ler em voz alta, copiar uma lista do mercado, contar os ovos ou medir a quantidade de farinha para preparar um bolo. Apesar de simples, essas atividades exigem presença e dedicação, tornando-se um exercício de paciência também para os adultos.

Aprender com afeto acomoda a criança para a vida!

 

Fonte: Lunetas

Compartilhe!