Quarentena: dicas para manter a organização e estudar em casa

Em tempos de quarentena, onde vivemos uma pandemia por causa do COVID-19, e precisamos ficar reclusos dentro das nossas casas para não disseminar o vírus e acabar passando para pessoas mais vulneráveis, precisamos nos redescobrir e reorganizar a nossa rotina, para que, quando isso acabar, não soframos.

Bom, esse período pode ser muito proveitoso, até mesmo para você que está trabalhando Home Office. Afinal, mesmo trabalhando em casa, ainda é possível ter um tempo maior para colocar aquele projeto que estava engavetado ou começar a estudar um idioma novo, não é?

Mas, sabemos também que esses dias podem quebrar a nossa rotina, por isso viemos aqui te dizer: SE ORGANIZAR E MANTER O FOCO É ESSENCIAL. Então, aqui vai algumas dicas para que não fiquemos para trás quando voltarmos a nossa rotina normal.

1 – Mantenha uma rotina de estudo

Nos primeiros dias de reclusão, até dá para dormir mais e aproveitar o dia para ficar por dentro das novidades dos streamings que a gente ama. Mas é muito importante seguir uma rotina, mesmo nesse período em que as aulas foram suspensas.

É o momento de ir atrás das referências que os professores indicaram em sala de aula e tudo aquilo que você ainda não viu. Sabe aqueles livros que estão há anos na sua estante? Pode ser agora a vez de colocar em prática a leitura diária. Que tal ler 20 páginas ainda hoje?  

Também vale revisar conteúdos e anotações, assim a informação continua “fresca” para o retorno das aulas.

2 – Não fique de pijama

Se você deseja manter o ritmo dos estudos, nada de ficar de pijama o dia todo, hein?

Estar de pijama é garantia de que vai dar vontade de se encostar na cama e tirar um cochilo no meio da tarde. E o que era para ser apenas um rápido descanso de 20 minutos, pode virar duas ou três horas de sono. E a preguiça depois? Com certeza você vai acordar se perguntando: por que eu fiz isso?

Levante, tome café e troque de roupa. O seu dia será mais produtivo assim!

3 – Permaneça conectado com os seus colegas

O encontro presencial está temporariamente suspenso neste momento, e ficar muito tempo em casa pode bater uma bad. A dica é manter contato com os seus amigos, para tirar dúvidas, trocar referências de estudos e ficar por dentro dos novos stickers e memes também. As chamadas de vídeo ajudam bastante na hora de mantar a saudade.

4 – Defina seu local de estudos

Com certeza você conhece alguém que consegue estudar em qualquer lugar. Mas a grande maioria dos estudantes se distrai facilmente. Por isso que é muito importante escolher um ambiente tranquilo e organizado, garantindo que você não seja distraído pelo que acontece à sua volta. Uma ótima dica, também, é colocar no seu local de estudo coisas que te inspiram, assim, além de um lugar confortável, você também terá coisas que te estimulem.

5 – Filmes, séries e documentários em dia

Tudo está meio estranho, mas vamos tentar aproveitar esse momento de reclusão para se entreter e aprender também. Lembra daquela série que nunca dava tempo para ver? Ou dos filmes do Oscar que você prometeu que um dia ia assistir? Essa é chance de dar o play nos itens da “Minha Lista”.

6 – Respeite os horários

É necessário fazer pausas semelhante às que acontecem durante as aula presenciais. E nada de virar a noite estudando. Também não se esqueça de se alimentar e se hidratar adequadamente.

7 – Exercite-se 

Entre as pausas, aproveite para se alongar, caminhar pela casa e esticar as pernas. Determine um horário do dia para você fazer um exercício da sua preferência. Lembrando que é bom adaptar a atividade física  para o ambiente interno.

Lembre-se: o momento de reclusão é muito importante. Evite aglomerações, lugares fechados e lave as mãos regularmente. Cuide de você e das pessoas ao seu redor, que já já, a gente se encontra novamente.

Bons estudos!

Compartilhe!