fbpx

Pesquisadores descobrem bactéria que transforma papel em combustível limpo

 

Uma bactéria capaz de converter celulose em butanol foi descoberta por pesquisadores da Universidade de Tulane, EUA. Isso significa que com ela é possível transformar papel em matéria prima para um combustível alternativo aos de origem fóssil.
 
Os especialistas descobriram a bactéria TU-103 durante pesquisas em dejetos de animais.  O grupo, sob liderança do professor David Mullin, já entrou com um processo para patentear a ideia.
 
A nova tecnologia pode ter várias aplicações, entre elas ser usada como solvente ou substituir a gasolina. A vantagem é que além de ser barata, a tecnologia utiliza a celulose que é uma matéria prima abundante e que não precisa de nenhum tipo de preparação.
 
De acordo com Mullin, mais de 323 milhões de toneladas de material feito com celulose nos Estados Unidos poderiam ser usadas para a fabricação de bio-butanol, anualmente. O biocombustível a partir da celulose pode ser considerado melhor do que o etanol, por ser  menos corrosivo e pode ser carregado através de gasodutos de combustíveis já existentes.
 
Até o momento, o desenvolvimento de um método para transformar papel em combustível vem sendo testado em pequena amostra nos laboratórios. Logo serão feitas experimentações em grande escala de produção.

Fonte: https://www.ciclovivo.com.br