Obras do Monteiro Lobato entram para domínio público

Um dos maiores escritores da história do Brasil, Monteiro Lobato é autor de mais de 50 obras literárias e faz parte do conteúdo didático do ensino base até os dias atuais. Por sua contribuição, conseguiu dar nome a ruas, escolas e bibliotecas por todo o Brasil. O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, homenageia a data de nascimento desse escritor, por exemplo.

Suas obras ingressaram em domínio público em 1º de janeiro deste ano, isso significa que qualquer pessoa pode utilizá-la, fazer adaptações, traduzir, veicular, imprimir, ou seja, fazer qualquer tipo de uso econômico sem ter de pedir autorização prévia para o autor ou titular de direitos, podendo ser exploradas comercialmente. Atualmente, a legislação brasileira estipula o prazo de 70 anos a partir de 1º de janeiro do ano subsequente à morte do autor para que as obras possam entrar em domínio público.

De acordo com especialistas, com a vasta inovação de editoras e autores independentes que poderão explorar as obras de Monteiro Lobato, o número de leitores tende a crescer, porque, comercialmente, vai haver novas edições, e o número de criações com base na obra de Lobato deve aumentar significativamente.

Já imaginou quanta novidade estar por vir?! Leitura é algo genial e a ansiedade já bateu, hein…

 

 

*Com informações do cultura.gov.br

Compartilhe!