fbpx

No Dia Mundial Do Doador De Sangue, o Google homenageia Karl Landsteiner

Hoje, 14 de junho, é dia mundial do doador de sangue. E o Google doodle deu uma pista do motivo da data ser escolhida para esta causa tão importante.

Hoje também é o 148° aniversário de Karl Landsteiner, médico norte-americano, ganhador do prêmio Nobel por ter classificado os grupos sanguíneos e que propôs o termo ‘anticorpo’ para as substâncias responsáveis pela aglutinação do sangue.

Karl é autor de uma ampla pesquisa, que alargou os horizontes da medicina. Em 1901, descobriu que havia diferentes tipos de sangue, classificando-os como A, B, AB e O. O cientista descobriu também o fator RH, que indica se o tipo é positivo ou negativo. Este avanço científico levou a que fosse possível uma transfusão de sangue, que viria a ser realizada, pela primeira vez, em 1907.

1

Para descobrir estas caraterísticas, Karl Landsteiner recolheu amostras de sangue de diversas pessoas. Isolou os glóbulos vermelhos e procedeu a diferentes combinações entre plasma e glóbulos vermelhos. Verificou que, em alguns casos, pelo efeito da aglutinação dos glóbulos, formaram-se grânulos. Mas nem todos os tipos de sangue produziam este efeito. Assim, Karl concluiu, então, que o sangue tinha particularidades, de pessoa para pessoa. E compreendeu a razão pela qual algumas pessoas toleravam a transfusão sanguínea e outras não.

Depois de ajudar a mudar definitivamente a medicina com suas pesquisas, Karl morreu em Nova Iorque, em 26 de junho de 1943. De tão significativo, 14 de junho foi escolhido em sua homenagem como o dia mundial do doador de sangue. Uma causa nobre e que salva vidas. Doe e incentive quem você conhece a doar e ajudar quem precisa. #DoeSangue 😉

*Redação com informações do PT Jornal