fbpx

Médico e empresário dizem que Kubica voltará a correr na Fórmula 1

 

Ainda não se sabe ao certo se Robert Kubica voltará às pistas após sofrer um grave acidente em uma prova de rali no começo deste ano. No entanto, o empresário do piloto e um médico da Fórmula 1 acham que o polonês terá condições de retornar à principal categoria do automobilismo.
 
“Não podemos estabelecer uma data precisa [para o retorno de Kubica], mas estamos muito otimistas. Não acho que um atraso de algumas semanas pode afetar os planos. Uma coisa é certa: ele vai voltar. O único problema agora é muscular”, afirmou Daniele Morelli, representante do piloto, em entrevista ao site italiano Omnicorse.
 
Riccardo Ceccarelli, médico que acompanha de perto a recuperação de Kubica, também se mostrou otimista quanto às chances de o polonês retornar às pistas. Para ele, o piloto poderá até mesmo disputar a próxima temporada.
 
“Diria com certeza que Kubica será um piloto de Fórmula 1 em 2012. Não dá para afirmar quando ele estará pronto, mas será entre os meses de novembro e janeiro”, comentou Ceccarelli.
 
O médico falou que o polonês está se recuperando muito bem dos problemas na mão direita. “Está ótima [a recuperação], mesmo que ela seja gradual. Não devemos nos esquecer que ele sofreu lesões em dois de três nervos e também em outros músculos e tendões. O tato voltou aos dedos dele”, explicou.
 
Cecarelli afirmou que, no momento, Kubica não tem condições de dirigir nem mesmo um carro convencional. “Ele ainda tem um fixador externo em sua perna e não temos pressa para removê-lo. Vamos esperar pela recuperação da mão e do cotovelo. Os músculos ficaram inativos por vários meses e é preciso recuperar o tônus e a força”, concluiu.
 
Kubica sofreu um grave acidente em fevereiro, quando participava de uma prova de rali na Itália. O piloto teve fraturas múltiplas no lado direito do corpo e até correu risco de ter sua mão amputada. Ele passou por várias cirurgias e, em recuperação surpreendente, recebeu alta em abril. Em agosto, o polonês fez uma operação no cotovelo, a última prevista em seu processo de reabilitação.

 

Fonte: https://esporte.uol.com.br

plugins premium WordPress