Conheça os benefícios de ler para crianças

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Ler para as crianças não é só um exercício que desperta o encantamento, mas um diálogo que auxilia o desenvolvimento da linguagem na primeira infância e o estabelecimento de vínculos afetivos.

Nesse exercício existem riquezas de aprendizados gerados a partir da leitura de histórias, seja para a formação do corpo, do pensamento ou das emoções entre zero e seis anos.

Segundo pequisa, ao escutar e se relacionar com as palavras do outro,  que ganham vida por meio dos livros, poemas, notícias, canções e outros textos, as crianças são capazes de ampliar o conhecimento em relação a linguagem oral e escrita, construindo significados a sua própria maneira.

Este é um processo que alimenta as potencialidades desse princípio da vida que estimula uma concepção ampliada da leitura. 

No estudo, a leitura do adulto pode ser entendida também como a leitura da própria criança, tanto no sentido da substituição da ação, quanto no sentido metafórico. O sentido vicário acontece quando a criança participa da leitura por meio do outro que lê, ao escutar, apontar, olhar, nomear, perguntar e comentar aquilo que é lida.

O sentido metafórico “deriva de um ‘como se’: como se lesse as leituras que são compartilhas, quando participa dela”, pois ela compreende o que está sendo dito. A leitura dos adultos, sejam eles pais, mães, cuidadores ou professores, prepara a aprendizagem infantil para o desenvolvimento da linguagem, uma espécie de primeiro passo da formação de leitores autônomos e com melhor desempenho escolar.

Para os bebês, por exemplo, pode ser uma boa oportunidade de interação com uma linguagem diferente da cotidiana apresentada pelos adultos, o que favorece a ampliação do repertório de palavras conhecidas. Aos poucos, os pequenos leitores vão identificando o livro, enquanto um objeto que possui palavras, ordem e estrutura narrativa que compõe uma história.

 

Fonte: Lunetas