Estudantes de Campina Grande são semifinalistas na Olimpíada Nacional de História da Unicamp

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Campina Grande, no interior da Paraíba, não se destaca apenas como a capital da cultura nordestina, berço do maior São João do mundo. Recentemente, estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rego entraram para as semifinais na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Demais, não é?

A Olimpíada é uma competição direcionada a estudantes do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do Ensino Médio de todo o Brasil. O objetivo é aprender a história do Brasil abordando temas a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

A ONHB conta com sete fases e o resultado da semifinal, que vai definir quem viaja para participar presencialmente da final, será divulgado no dia 19 de junho. A etapa final está marcada para 17 e 18 de agosto em Campinas, São Paulo, na Unicamp, onde os alunos fazem uma prova dissertativa e aguardam o resultado para entrega de medalhas.

Cada equipe na Paraíba é formada por três estudantes do 3º ano do Ensino Médio, junto com a professora de História, Raíssa Barbosa.

A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares – geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades – e tem impacto positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.

ONHB – A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campina (Unicamp). O projeto tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.

Ahhh, isso dá muito orgulho, não é, pessoal?! Fruto de esforço e dedicação aos estudos que chama…? Enviamos muita boa sorte a todos e parabéns aos envolvidos. =D

 

*Com informações do Paraíba.pb.gov