Estudantes de Campina Grande são semifinalistas na Olimpíada Nacional de História da Unicamp

Campina Grande, no interior da Paraíba, não se destaca apenas como a capital da cultura nordestina, berço do maior São João do mundo. Recentemente, estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rego entraram para as semifinais na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Demais, não é?

A Olimpíada é uma competição direcionada a estudantes do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do Ensino Médio de todo o Brasil. O objetivo é aprender a história do Brasil abordando temas a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

A ONHB conta com sete fases e o resultado da semifinal, que vai definir quem viaja para participar presencialmente da final, será divulgado no dia 19 de junho. A etapa final está marcada para 17 e 18 de agosto em Campinas, São Paulo, na Unicamp, onde os alunos fazem uma prova dissertativa e aguardam o resultado para entrega de medalhas.

Cada equipe na Paraíba é formada por três estudantes do 3º ano do Ensino Médio, junto com a professora de História, Raíssa Barbosa.

A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares – geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades – e tem impacto positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.

ONHB – A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campina (Unicamp). O projeto tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.

Ahhh, isso dá muito orgulho, não é, pessoal?! Fruto de esforço e dedicação aos estudos que chama…? Enviamos muita boa sorte a todos e parabéns aos envolvidos. =D

 

*Com informações do Paraíba.pb.gov

Compartilhe!