ENEM: dicas para a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias!

O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será neste domingo (12). Os alunos terão que fazer provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

No post de hoje da Cadersil, falaremos especificamente sobre a parte de Ciências da Natureza e suas tecnologias, que engloba três disciplinas que tiram o sono de muitos estudantes: biologia, química e física.

Pensando em ajudar você nesta reta final, selecionamos algumas dicas espertas para auxiliar os seus estudos!

O que estudar para esta prova?

Comece pelos temas em que você tem mais facilidade e vá avançando para os que considera mais difíceis. Sempre reserve um tempo extra para exercícios e revisões de cada matéria, focando naquilo que você ainda precisa melhorar.

Biologia

Na parte de biologia, é certeiro afirmar que serão abordados os conteúdos de ecologia, saúde pública e genética.

A ecologia deve aparecer pelo viés da sustentabilidade e dos recentes distúrbios ambientais que temos visto com grande frequência, como o aquecimento global, o derretimento das geleiras ou o buraco na camada de Ozônio.

Já no que se refere à saúde pública, os conteúdos abordados podem tratar de epidemias recorrentes como a dengue e o ciclo de vida do animal transmissor da doença.

Outras patologias voltaram a ser assunto, como a febre amarela. Portanto, ela também tem chance de aparecer nas questões do caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias no Enem.

Física

Alguns conteúdos que devem aparecer na prova são: ondas, principalmente as mecânicas e eletromagnéticas, portanto, saiba a fórmula para calcular a velocidade das ondas; propriedades da luz (absorção, reflexão e transmissão); mecânica (Leis de Kepler e Lei da Gravitação Universal, por exemplo); elétrica, por isso esteja atento à fórmula que calcula a diferença de potencial elétrico; e ótica.

Esteja atento à energia solar fotovoltaica e térmica, pois é um assunto que pode aparecer neste caderno. Afinal, esse é um assunto que facilmente se relaciona com a sustentabilidade que, por sua vez, provavelmente estará presente na prova de biologia.

Química

Revise os ciclos da matéria: água, enxofre e oxigênio. O assunto pode ser abordado, tanto pelo viés da química quanto da biologia. Nesse caso, preste muita atenção para não confundir os ciclos da matéria com as fases da matéria (sólido, líquido e gasoso, por exemplo), outro tema que pode aparecer na prova.

Outra tendência forte é a questão das energias químicas no cotidiano. O cenário energético atual, bastante dependente de petróleo e carvão, está se transformando em um cenário com uma matriz energética mais variada, que inclui biomassa e energias renováveis. É importante lembrar, também, da questão da energia nuclear, que tem sido um assunto muito recorrente.

Por fim, é necessário lembrar que a tabela periódica dos elementos não é disponibilizada para consulta durante a prova. É essencial saber pelo menos os elementos das famílias 1A (Metais Alcalinos) e 2A (Metais Alcalinos Terrosos).

Boa sorte na prova!

*Informações do Unipê – Centro Universitário de João Pessoa.

Compartilhe!