Cuidado com a má postura!

Jovens e adultos, cuidado com a má postura! Muitas pessoas ficam mais de oito horas sentadas na frente de um computador, junte isso com o cansaço e a falta de exercícios e as coisas não melhoram. O mesmo para os estudantes, que ficam muitas horas sentados em posições ruins. O resultado é inevitavelmente dores nas costas, problema que afeta 85% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Não pense que apenas uma sessão de massagem irá resolver o problema de vez, a solução vai além e exige, em muitos casos, mudança de hábito e consciência corporal. Observar o jeito que se senta na cadeira, que se deita no sofá e a postura que se mantém para dirigir são coisas extremamente importantes.

“A primeira coisa que a gente pede é que a pessoa não fique muito tempo em uma mesma postura”, alerta o ortopedista Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna do HCor.  “A gente recomenda a regra dos 50-10. Quem trabalha sentado, o ideal é se levantar a cada 50 minutos e ficar 10 minutos em pé.  Vá ao banheiro, beba água, tome um café e, se possível, se alongue um pouco”, recomenda o médico.

O mesmo vale para quem trabalha em pé. É necessário mudar a posição a cada 50 minutos para descansar as articulações. “Esse é um jeito de você tentar minimizar os efeitos que a vida moderna traz”, explica o médico.

Se cuidem!

*Informações do Equilibre-se.

Compartilhe!