Consciência de respeito e igualdade!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Não é a cor que nos define, é a nossa essência! Hoje, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra, data super importante para lembrar que devemos ter respeito pelas pessoas, afinal, somos todos iguais.

 

  • Você sabe por que comemoramos essa data?

Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no nordeste.

A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-brasileiros que sucederam a época de escravidão sofreram (e ainda sofrem) diversos níveis de preconceito.

 

  • Qual a importância da consciência negra?

Além de ser uma homenagem e reconhecimento da luta de Zumbi dos Palmares e seus companheiros no quilombo, o Dia da Consciência Negra é fundamental para evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra ainda existentes em nossa sociedade. Para além de um momento festivo, a data proporciona a reflexão sobre o racismo e as suas implicações na atualidade.
Esta é uma data que abre espaço para que esse problema seja verbalizado. A reflexão proporcionada por essa data permite que muitas pessoas possam enxergar o problema do racismo na sociedade. Claro que esse é apenas um ponto de partida: uma atuação antirracista não deve estar restrita ao dia 20 de novembro, mas sim a todos os dias do ano.