Como estudar sem se cansar

O ENEM está chegando e estudar pode ser uma atividade bem cansativa. Muitas pessoas acreditam que basta aumentar o tempo de estudo para ter mais chance de passar nas provas. Mas, é bom tomar cuidado, pois todo esse esforço pode ser improdutivo. Manter o equilíbrio e encontrar o seu melhor método de estudo pode ajudá-lo a aprender mais em menos tempo.

Abaixo, mostramos algumas dicas de como estudar sem se cansar!

Reserve horários para descanso e lazer

Tenha horários reservados para lazer, descanso e alimentação saudável, fatores essenciais para a aprendizagem, concentração e memória. Cumprir esse quesito facilitará o seu desempenho.

Sintonia

Avise ao seu cérebro o que irá fazer e prepare o seu corpo para a atividade. De nada adianta fazer tudo correndo e sentar afobado para estudar.

Tempo

O mais importante é ter tempo. Se deixarmos para estudar nos últimos minutos, certamente ficaremos muito pressionados e não teremos tempo para criar métodos interessantes de estudo.

Lugar ideal

O local de estudo é essencial, deve ser cômodo e com poucas distrações.

Qual o melhor método de estudar?

Transformar o que o professor fala em esquema, resumo ou fichamento pode ser uma ótima estratégia. Ou, criar figuras que lembrem determinados assuntos pode ajudar alguém que é visual. Ouvir vídeos, ou gravações de aulas pode ser produtivo para quem é auditivo. Lembre-se de revisar o conteúdo e falar em voz alta o que você já sabe também.

Escolha o método que melhor se encaixe com as suas necessidades e vamos que vamos!

*Informações do Blog do Enem

Compartilhe!