Aprenda Libras com essa animação criada por um brasileiro!

A língua brasileira de sinais (LIBRAS) é a segunda língua oficial do Brasil, mas você saberia se comunicar através dela? O uso de Libras tem trazido a inclusão de deficientes auditivos na nossa sociedade, mas ainda temos um longo caminho até que ela seja amplamente utilizada no país.

Foi sentindo na pele a necessidade de se comunicar com uma pessoa surda que o animador Paulo Henrique Rodrigues idealizou o que se tornaria ‘Min e as Mãozinhas’. Este projeto é o primeiro desenho animado em Libras, e que deve fazer a alegria de muitas crianças surdas, além de promover a inclusão.

Trailer! Vamos comemorar!

Você sabia que 23 de Abril é o Dia Nacional da Educação de Surdos?E sabia que 24 de Abril é Dia Nacional da LIBRAS?Vamos comemorar!Vamos assistir e compartilhar o trailer de Min e as mãozinhas!

Publicado por Min e as mãozinhas em Segunda, 23 de abril de 2018

O primeiro episódio da série tem oito minutos e conta a história de uma menina surda chamada Yasmin, conhecida como Min. Ela estava na casa da árvore quando um esquilo encontrou pegadas no chão e quis saber de quem eram. Os dois vão até a floresta para descobrir quem deixou os sinais pelo caminho. Nesse passeio, encontram o elefante, o gato e o sapo. A todos, Min ensina, na Língua Brasileira dos Sinais, coisas como dizer o próprio nome e a falar “oi”.

O desenho deve estrear em setembro no cinema de Itajaí – em Santa Catarina – e depois será disponibilizado no YouTube para que todos tenham acesso. O projeto prevê a criação de 13 episódios dentro de uma proposta pedagógica para disseminar a Libras.

De acordo com o criador do projeto, contamos com um conteúdo escolar bastante diversificado, mas geralmente não temos contato com a Libras na infância. “Aprendi tanta coisa na escola, mas não conversar na língua dos sinais. Isso me pareceu uma falha nas grades curriculares”, diz.

A partir das suas observações e relatos de amigos, Paulo pensou que desde cedo as crianças deveriam aprender a se comunicar com a comunidade surda, saber pelo menos um pouco para conviverem e interagirem em situações de emergência. “Por lidar com crianças no meu trabalho quis ajudar de alguma forma mostrando pelo menos este básico”, comenta.

Junto com a primeira temporada do desenho animado será criado um material didático e oferecido para prefeituras e escolas particulares. “A finalidade é levar o ensino de Libras às crianças e assim ajudar no crescimento de uma geração de pessoas com capacidade para serem mais inclusivas”.

Segundo ele, inicialmente a ideia é mostrar palavras para um convívio básico e nas próximas temporadas será possível estruturar diálogos mais complexos, uma vez que as crianças terão um conhecimento maior, a partir do que foi ensinado nos episódios anteriores.

Você já pode curtir a página no Facebook de Min e as Mãozinhas e conferir algumas palavrinhas que ela já ensina por lá. Uma iniciativa incrível como essa vale muito a pena compartilhar, não é?

Fontes:
Rank Brasil
G1 Santa Catarina
Jornal da Paraíba

Compartilhe!