5 de Maio: Dia do Artista Pintor

Várias são as formas de consumir e produzir arte que é do gosto de todas as faixas etárias. Portanto, nada mais justo que escolher um dia no ano para homenagear os artistas que dão a vida para que suas obras sejam reconhecidas, como a pintura?

Como homenagem, foi oficializado que todo 5 de maio serviria para celebrar o Dia do Artista Pintor, porque remete ao dia do nascimento de José Ferraz de Almeida Júnior, um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros do século XIX. Assim, desde 1950 essa data é usada para comemorar e ressaltar o bonito trabalho que esses profissionais desempenham no desenvolvimento artístico do Brasil.

Nascido em 1851, na cidade de Itu, no interior paulista, Almeida Júnior é considerado um percursor da temática regionalista na pintura. Nas obras que fez ao longo da carreira, o artista explorou personagens caipiras e anônimos em situações corriqueiras.

De acordo com o site da Fundação Roberto Marinho (FRM), antes do traço de Almeida, as obras brasileiras eram marcadas pela monumentalidade.

 

*Com informações do Portal FRM

Compartilhe!